centralBanner

Farmácia popular



Dúvidas Frequentes sobre o Programa Aqui tem Farmácia Popular

O que é Farmácia Popular?

É um programa criado pelo Governo Federal que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais para as doenças mais comuns entre os cidadãos, como hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma. Também estão disponíveis anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Estes medicamentos / produtos podem ser retirados gratuitamente ou a um custo bem inferior em uma rede formada por farmácias próprias (administradas e montadas pelo Governo) e por farmácias da rede privada, grupo do qual a Drogaria Araujo faz parte.

Por que o Programa foi criado?

O programa nasceu para garantir que a população tenha acesso aos medicamentos de que precisa de maneira acessível e para que não precise interromper tratamentos de saúde por falta de recursos. Segundo o Governo Federal, o Farmácia Popular busca ainda diminuir os gastos do SUS com as internações provocadas por abandono de tratamento.

Quem será beneficiado?

O programa atende a toda população, sem restrições.

Todos medicamentos da Farmácia Popular são gratuitos?

Não. A Farmácia Popular oferece medicamentos de duas maneiras diferentes:
1-) sistema de copagamento ou coparticipação, no qual o Governo arca com uma parte do valor dos medicamentos e o cidadão custeia o restante. O valor pago pelo consumidor pode chegar a 10% preço total do remédio;
2-) sistema de gratuidade chamado "Saúde não tem preço", que disponibiliza, sem custo algum, alguns medicamentos para tratamento da hipertensão e diabetes nas farmácias e drogarias credenciadas no Aqui tem Farmácia Popular. A partir de 04 de junho de 2012 alguns medicamentos para tratamento da asma também passaram a ser contemplados.
Na Araujo você pode encontrar tantos os medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes e também com até 90% de desconto

No caso da compra, qual o valor pago por cada medicamento?

Para cada medicamento, o governo assume valores fixos dentro do sistema de copagamento ou coparticipação. Por isso, a quantia paga pelo consumidor pode variar de acordo com a marca e o preço.

Precisa de cadastro para retirar ou comprar os medicamentos na Farmácia Popular?

Não. Para comprar ou retirar os medicamentos, o consumidor não precisa fazer nenhum tipo de cadastro prévio: basta apresentar receita médica, CPF e documento oficial com foto.

As receitas médicas têm validade?

Sim. Os vendedores devem observar que remédios para hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma têm receitas válidas por 120 dias corridos a partir da prescrição, mesmo prazo dado às receitas, laudos ou atestados para fraldas geriátricas. Já para os anticoncepcionais, a validade é de um ano.

Qual a diferença entre a Farmácia Popular e a Assistência Farmacêutica do SUS?

A Farmácia Popular configura-se como uma nova política de assistência, complementando as ações já previstas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa está inserido numa política maior, a Política de Assistência Farmacêutica, que é uma diretriz do Governo Federal e não apenas do Ministério da Saúde.

Por que os vendedores precisam pedir a receita médica para fazer a venda de medicamentos da Farmácia Popular?

A exigência da prescrição do medicamento por profissionais de saúde e a presença permanente de um farmacêutico na rede própria e conveniada tem caráter educativo. Nas lojas Araujo, além de orientar sobre a forma adequada de usar os medicamentos, os farmacêuticos instruem a população também em relação a cuidados com o armazenamento desses produtos. Ao exigir a apresentação da receita original, a Araujo busca ainda combater a automedicação dos consumidores.

O que o médico precisa colocar na receita médica para que ela seja aceita pela Farmácia Popular?

Para compra ou retirada de medicamentos na Farmácia Popular, a receita deve conter:
1- Data de emissão;
2- Descrição do medicamento com princípio ativo de acordo com a Denominação Comum Brasileira (DCB).
3- Dose recomendada de acordo com a disponibilidade da Farmácia Popular (www.saude.gov.br/aquitemfarmaciapopular);
4- Endereço do consultório médico;
5- Endereço do paciente / consumidor;
6- Carimbo médico (com CRM);
É fundamental que os médicos sigam estas recomendações, pois a Araujo, assim como as demais farmácias credenciadas, não está autorizada a fornecer produtos diferentes do que está especificado em receita.

O cliente pode comprar ou retirar medicamentos para outras pessoas?

Sim, mas neste caso algumas regras precisam ser seguidas: além de apresentar a identidade, CPF e receita médica em nome do solicitante do medicamento, o cliente precisa ter em mãos uma procuração registrada em cartório que o autorize a fazer a compra, além de seus próprios documentos (CPF e RG). Se a pessoa que vai utilizar o medicamento não estiver em condições de assinar a procuração, deve ser orientada a providenciar uma declaração judicial que ateste essa incapacidade. Por exigência do Ministério da Saúde, não podemos abrir exceções, e por isso a Araujo pede que os consumidores estejam atentos a essas regras. Sem esta relação completa de documentos, a venda não é autorizada.

De quanto em quanto tempo é possível retirar os medicamentos através do Programa Aqui tem Farmácia Popular?

Segundo determinação do Ministério da Saúde, a Araujo (e os demais estabelecimentos da rede conveniada e própria) pode liberar medicações considerando apenas 30 dias de administração do produto. Isso porque o DATASUS, sistema universal de controle de informações do Ministério, não somente impede a entrega de novas remessas de medicamento antes desse prazo como também veta a liberação de produtos que ultrapassem as dosagens recomendadas pelos consensos literários e referências utilizadas pelo Ministério da Saúde. Em casos excepcionais, o consumidor deve entrar em contato com o Ministério da Saúde, através do e-mail analise.fpopular@saude.gov.br, munido de laudo médico, para solicitar a sua inclusão em um cadastro de exceções.

A Araujo autoriza a venda ou retirada de medicamentos iguais, pelo mesmo CPF, em lojas diferentes?

Como os dados do consumidor são arquivados e monitorados pelo DATASUS, não há como o cliente fazer mais de uma compra, do mesmo produto e no mesmo CPF, em estabelecimentos distintos, fora do prazo. O sistema também não permite que a Araujo faça a venda ou retirada de medicamentos caso haja qualquer irregularidade com o CPF do consumidor. Em caso de não autorização ou para obter mais informações, entre em contato com o Ministério da Saúde pelo telefone 136 ou pelo site: www.saude.gov.br/aquitemfarmaciapopular.

Drogaria Araújo

Buscar no site
ItensItemPagar

1) As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. (2) Ao persistirem os sintomas um médico deverá ser consultado. São medicamentos, seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o farmacêutico. Leia a bula. (3) Medicamentos sob prescrição necessitam de apresentação de receita médica e só serão dispensados mediante a apresentação da receita médica, a qual deverá ser enviada pelo e-mail:site@araujo.com.br ou pelo FAX 0xx31 3270-5895. (4) Os preços, promoções e condições de pagamento contidos neste site são exclusivos para compras efetuadas pela loja online. O estoque de mercadorias para compras online, assim como preços, promoções e condições de pagamento não são os mesmos para compras nas lojas físicas ou pelo Drogatel (televendas) da Drogaria Araujo.

Razão Social: Drogaria Araujo S.A | CNPJ: 17.256.512.0001-16 | Endereço: Rua Curitiba 327 - Centro - CEP: 30170-120 - Belo Horizonte - MG | Telefones: 0300.313.1010 e (31) 3270-5000 Horário de funcionamento - 24h | Farmacêutico responsável: Mário de Lima Colen - CRF Nº 46 | Farmacêuticos substitutos: Thiago Aguiar Pinheiro - CRF Nº 13748, Vitor Miranda Pinto Lima CRF Nº 24434, Fernanda Lopes Vieira Fonseca - CRF-MG 12188 Alvará Sanitário: 2014020713 Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE): 7.16355.1

Formas de Pagamento

Empresa Reconhecida

  • Avaliação de Lojas e-bit

Drogaria Araujo - Todos os direitos reservados

Powered by Vtex