Dermacenter
LA ROCHE-POSAY
VISHY
SkinCeuticals

Rugas

O envelhecimento da pele é causado pela ação do tempo ou por agentes externos. Dentre esses fatores, o Sol tem grande responsabilidade no fotoenvelhecimento da cútis.

Apesar de ser um processo natural do ser humano, as rugas causam um grande incômodo quando aparecem, independentemente da idade. Saiba mais sobre as causas e os tratamentos.

As fases e sinais do envelhecimento da pele

Linhas finas e rugas de expressão

Linhas finas e rugas de expressão

Perda de luminosidade, irregularidades de tonalidade e no relevo da pele, rugas finas e linhas de expressão são os primeiros sinais do envelhecimento da pele. Nessa fase, a produção do colágeno, componente fundamental para a firmeza e sustentação da pele, começa a se tornar mais lenta e insuficiente. Surgem então as primeiras linhas finas e rugas de expressão.

Rugas profundas e início da perda de firmeza

Nessa fase, as fibras de preenchimento da pele não se renovam adequadamente. O colágeno e a elastina da pele se degradam de forma mais intensa, a pele começa a ficar flácida e as rugas tornam-se profundas.

Rugas profundas e início da perda de firmeza
Perda de densidade e do contorno facial

Perda de densidade e do contorno facial

O sinal mais evidente de pele madura é a perda da substância fundamental, um gel onde estão imersas as substâncias responsáveis pela sustentação da pele. Com isso, o metabolismo das células é reduzido e a produção de colágeno diminui ainda mais. Ocorre então o relaxamento cutâneo, perda de densidade, alteração do contorno facial e ressecamento da pele.

CAUSAS

O que está ligado ao aparecimento desses sinais?

A ação dos músculos

A ação dos músculos:

A pele é constantemente ativada pelos movimentos dos músculos subjacentes. à medida que a pele se estica e retrai, essas microcontrações promovem a formação de linhas e, em longo prazo, vincos na pele.

Declínio hormonal

Declínio hormonal:

Ocorre após a menopausa com a diminuição da produção dos estrogênios, levando a importantes alterações na fisiologia da pele, como, a diminuição da elasticidade e da espessura.

Renovação celular

Renovação celular:

Vital para a saúde da pele, a renovação celular promove a substituição das células das camadas mais superficiais da pele por outras mais jovens, deixando a pele mais lisa e uniforme. Esse ciclo de renovação ocorre constantemente, mas vai reduzindo a sua periodicidade ao longo dos anos. Com essa redução, a pele se torna mais opaca, seu relevo fica mais irregular e as rugas e linhas de expressão ficam mais aparentes.