CUIDADOS COM O SEU BEBÊ

Cuidados com o seu bebê.

Mil dias de cuidados
que valem por uma vida inteira.

Cuidar bem dos primeiros 1000 dias de vida
(Mil dias são formados por 270 de gestação + 365 dias (de 0 a 1 ano) + 365 dias (de 1 a 2 anos))
é fundamental para a saúde, o desenvolvimento físico, mental e a capacidade de aprendizado de uma criança. Conhecer as necessidades e recomendações específicas dessa fase tão delicada pode gerar benefícios por toda a vida.

Com o poder de influenciar diretamente a saúde no início da vida e no futuro, a nutrição nos primeiros mil dias deve ser tratada com bastante atenção e cuidado, desde a gravidez até os dois anos de idade da criança. Isso porque, nessa fase, a curva de crescimento e ganho de peso é muito acelerada e os sistemas digestivo, imunológico e cerebral estão em pleno desenvolvimento.

GRAVIDEZ

A IMPORTÂNCIA DE UMA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação equilibrada e variada é essencial em todas as fases da vida, especialmente durante a gravidez. A alimentação desempenha um papel fundamental para o crescimento do bebê e para a manutenção da saúde da mamãe.

O desenvolvimento adequado do bebê depende basicamente dos nutrientes que são disponibilizados pela mãe. Dentre eles, destacam-se: carboidratos, proteínas, ácidos graxos (gorduras boas como ômega 3 e ômega 6), ácido fólico, cálcio, ferro, vitamina A, zinco, entre outros.

GRAVIDEZ
CUIDADOS COM O SEU BEBÊ

0 A 1 ANO DE VIDA

AMAMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DO BEBÊ

Até os seis meses de idade, o leite materno deve ser o único alimento do bebê. Depois desse período ele começa a receber os alimentos complementares: as frutas e sucos de frutas, chás, água, legumes, verduras e carne na forma de papinhas ou purês.

Mas isso não significa que seu bebê deva parar de mamar. O leite materno é recomendado até os 2 anos de idade, de acordo com o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde).

1 A 2 ANOS DE VIDA

NUTRIÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR

Os primeiros anos são muito importantes para o desenvolvimento do bebê, uma vez que o sistema imunológico, o cérebro e outras partes do corpo ainda estão em fase de maturação. A nutrição correta nesse período pode trazer benefícios decisivos para a saúde da criança, já que o corpo está em fase de programação metabólica, construção do sistema imunológico e desenvolvimento de capacidades cognitivas.

Os nutrientes são essenciais na formação e saúde dos dentes, ossos, músculos e tecidos, além de ser uma proteção importante contra muitas doenças. Os principais nutrientes para o perfeito desenvolvimento infantil são: ferro, cálcio, vitamina A, C e D.

REFERÊNCIAS

Cuidados com o Bebê

1. Jang & Serra. Clin Nutr Res 2014;3:1-8
2. Fernandez-Twinn DS & Ozanne SE. Ann. N.Y. Acad. Sci. 2010; 78–96

Gravidez

Position of the Academy of Nutrition and Dietetics:Nutrition and Lifestyle for aHealthy PregnancyOutcome

0 a 1 ano de vida

Manual de orientação: alimentação do lactente ao adolescente, alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-filho, alimentação saudável e prevenção de doenças, segurança alimentar. SBP, 2012.

1 a 2 anos de vida

1. Jang & Serra. Clin Nutr Res 2014;3:1-8
2. Fernandez-Twinn DS & Ozanne SE. Ann. N.Y. Acad. Sci. 2010; 78–96
3. Manual de orientação: alimentação do lactente ao adolescente, alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-filho, alimentação saudável
e prevenção de doenças, segurança alimentar. SBP, 2012.
4. Human Vitamin and Mineral Requirements. FAO, 2001.