A Araujo

Em Belo Horizonte, onde você estiver, tem sempre uma Araujo perto de você. Com 108 anos de história e 130 lojas espalhadas por todas as regiões da cidade (além de Betim, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano) e cerca de 20.000 itens comercializados, a Araujo é hoje sinônimo de confiança e conveniência na vida dos mineiros.

Essa história de sucesso é também uma história de pioneirismo e compromisso com o cliente: o primeiro plantão 24 horas da cidade, o primeiro telemarketing, a primeira drogaria do país com serviço Drive Thru, a primeira Drugstore. Quando o assunto é inovação e serviços que tornam sua vida melhor, a Araujo chega sempre na frente.

Na área de medicamentos, também não é de hoje que a Araujo se destaca. O “Padrão Araujo de Medicamentos” dá nome novo para uma confiança antiga: de que na Araujo você sempre encontra medicamentos com garantia de procedência, garantia de preço baixo, garantia de variedade e estoque.

Não é à toa que a empresa é líder absoluta na mente e no coração dos mineiros; em 2014, foi a grande vencedora da 19ª edição do prêmio Top of Mind da revista Mercado Comum. Pela 5ª vez consecutiva, a Drogaria Araujo foi a mais lembrada entre todas as marcas mineiras dessa premiação, conquistando o prêmio Top do Top, com 73,3% das opiniões. Também, pela 14ª vez, somos a marca mais lembrada no segmento Excelência – Drogaria/ Farmácia, com 75,4%. Isso significa que, entre 10 pessoas entrevistadas, mais de 7 têm a Araujo como a primeira marca que lhes vem a cabeça.

Quem é daqui não tem dúvida: qualidade, seriedade e clientes satisfeitos Araujo tem.

A Araujo | História

Poucas empresas chegam aos 100 anos tão modernas quanto a Araujo – hoje uma referência nacional no setor em que atua. Mas você sabe quando e como essa história começou?

Em 1906, quando a capital mineira tinha apenas 9 anos, Abelardo de Faria Alvim e José Lage Martins da Costa fundaram a Pharmácia Mineira e, três anos depois, contrataram como balconista o jovem Modesto Carvalho de Araujo, que na época tinha apenas 17 anos.

Empreendedor e dedicado, Modesto comprou a farmácia de seus empregadores em 1913, mudando em seguida o nome para “Drogaria Araujo”. Sem imaginar que, mais de 100 anos depois, o nome da família continuaria associado aos valores que ele tanto prezava: pioneirismo, seriedade, compromisso, ética, respeito pela vida, tradição, inovação e atenção aos detalhes em tudo o que faz. O nome Araujo hoje é mais do que uma marca forte: é um patrimônio de toda a cidade.

A Araujo | Padrão Araujo de Medicamentos

Todos os mineiros sabem que, na Drogaria Araujo, saúde é coisa séria. Só a Araujo tem o Padrão Araujo de Medicamentos, um compromisso da empresa e uma segurança para os clientes na hora de comprar medicamentos. Conheça as garantias que o Padrão Araujo de Medicamentos oferece:

Garantia de preço baixo:

Só quem compra grandes volumes pode vender com preço baixo, sem se descuidar da qualidade.

Garantia de variedade e estoque:

Para você sempre encontrar o que procura, a Araujo mantém constantemente atualizado todo o seu estoque de medicamentos. E se ainda assim você não encontrar o que está precisando, a Araujo providencia seu remédio e entrega-o na sua casa ou na loja de sua preferência por meio do programa Araujo Tem*. Comodidade de verdade para você.
*Apenas para medicamentos que estão disponíveis em outras lojas da empresa.

Garantia de procedência:

A Araujo só compra medicamentos diretamente das indústrias farmacêuticas e dos grandes distribuidores do país. Assim, ela garante a procedência de seus medicamentos. Além do mais, os lotes dos medicamentos são conferidos na entrada do Centro de Distribuição, e cada um deles é armazenado estritamente de acordo com as instruções do fabricante, desde a estocagem até a entrega ao cliente. Tudo para você comprar seu medicamento com segurança.

A Araujo | Responsabilidade Social

A preocupação com o papel social da Araujo é constante na história da empresa desde o início. Na famosa “gripe espanhola”, que atacou o país entre 1914 e 1918, a Araujo teve um desempenho marcante: o Sr. Modesto Araujo, fundador da empresa, buscou financiamento em um banco para importar um importante remédio da Alemanha, e o vendeu a preço de custo para combater a epidemia.

E até hoje é assim: o compromisso da Drogaria Araujo com os seus clientes se estende a toda comunidade. Por isso, a empresa tem orgulho em participar de ações que promovem educação, lazer, saúde e preservação do patrimônio histórico e cultural.

Conheça alguns dos projetos:

Hospital da Baleia - Criada em janeiro de 2005, a campanha “Adote o Hospital da Baleia” incentiva os clientes Araujo a doarem o seu troco ou parte dele para essa importante instituição. Graças à generosidade dos nossos clientes, já foram arrecadados mais de R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais). O valor, repassado integralmente à campanha em prestações de contas periódicas, ajuda a manter o hospital, e é auditado pela Vaz & Maia Auditores Independentes. Clique aqui para ver as auditorias realizadas.

Instituto HAHAHA Instituto HAHAHA - Desde 2012 a Drogaria Araujo apoia o Instituto HAHAHA, que nasceu dentro da ONG Doutores da Alegria. A instituição é formada por artistas, gestores culturais e profissionais da saúde e coordena o programa de intervenções de palhaços profissionais para crianças hospitalizadas. Semanalmente, quatro hospitais da capital mineira (Centro Geral de Pediatria, Hospital da Baleia, Hospital das Clínicas e Santa Casa) recebem nas alas de pediatria o programa de intervenções artísticas de palhaços profissionais. O trabalho tem o foco na criança, mas atinge enfermeiras, médicos, administradores, pais, visitantes e toda a comunidade hospitalar. O serviço é gratuito para o hospital porque é patrocinado por empresas e entidades como a Drogaria Araujo, o que proporciona um trabalho contínuo com resultados surpreendentes. Em 2013 foram realizados cerca de 23 mil atendimentos nos hospitais. Para 2014 estão previstos 25 mil, entre outras ações ao longo do ano, como a Mostra HAHAHA, que divulga os bastidores e curiosidades do trabalho dos palhaços nos hospitais. Maiores informações no site www.institutohahaha.org.br ou www.facebook.com/institutohahaha

Playground da Longevidade - Desde de 2006, a população de melhor idade pôde contar com aparelhos de ginástica e alongamento desenvolvidos especificamente para esta faixa etária na Praça JK, no Mangabeiras, com o apoio da Drogaria Araujo. Em 2007, também foi inaugurado outro Playground da Longevidade no Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araujo no Bairro Miramar (Rua Eridano, 540), e em 2010, na loja da Rua Padre Pedro Pinto, 1660n no Bairro Venda Nova.

Palestras de Saúde - Constantemente a Araujo promove palestras sobre temas importantes relacionados à saúde, como diabetes, hipertensão, asma, curso de gestantes. Fique atento à programação.

Curso para gestantes - Curso para Gestantes - O Curso para Gestantes Araujo é gratuito e conta com palestras de profissionais capacitados e renomados, que apresentam assuntos de interesse das futuras mamães e papais. Maria Elisa Resende, enfermeira com 24 anos de experiência em cuidados com o bebê e gestante, aborda o "Aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido". Outra palestra muito importante é ministrada pela Drª Paula Távora, médica da Vacsim e especializada em Imunologia e Patologia Clínica, abordando o tema "Vacinação para as mamães e os bebês". Clique aqui e veja a programação.

Patrimônio Histórico - A Araujo patrocinou a restauração de duas casas que ajudam a preservar a história e a cultura da nossa capital: na Rua da Bahia, no centro e na Av. do Contorno, na Savassi.

Drogaria Araujo renova parceria com Governo de Minas e Servas - A Drogaria Araujo é parceira do Servas no Programa Valores de Minas, contribuindo com a doação de kits de higiene pessoal. Lançado em 2005 pelo Governador Aécio Neves, o Valores de Minas oferece a jovens das escolas estaduais oficinas de teatro, circo, música, dança e artes plásticas, com o objetivo de possibilitar aos estudantes uma formação cidadã e crescimento pessoal. Também são oferecidas aulas de história da arte, literatura, ética e cidadania.

Segundo a Presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha, o programa contribui para a formação pessoal dos alunos: “O principal ponto, para nós, é que o foco do nosso programa não é profissionalizante. É principalmente, a auto-estima e a valorização pessoal de cada um como interlocutor em sua escola e comunidade”, disse Andrea Neves.

São beneficiados, por ano, cerca de 500 estudantes. A Drogaria Araujo apóia o programa desde 2005.