Cuide da sua saúde: leia a bula e evite a automedicação. Use medicamentos apenas com orientação de um médico ou farmacêutico.
Apresentação
Comprimidos sublinguais de 301,5 mg – Frasco com 50 comprimidos.
Via oral Uso adulto Composição
Cada comprimido contém: 1,0 mg de Rhus toxicodendron D2 dil.; 0,3 mg de Dulcamara D2 dil.; 0,75 mg de Sulfur D6 dil.; 0,5 mg de Arnica montana D2 dil.; 0,45 mg de Sanguinaria canadensis D4 dil.. Excipientes: Lactose monohidratada e estearato de magnésio.
Para que este medicamento é indicado?
Zeel comp. N é indicado como tratamento auxiliar das dores e inflamações das articulações e dos ligamentos, nos casos de artrose, em particular gonartrose; poliartrose; espondioartrose; periartrite escapulo-humeral.
A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor. Como este medicamento funciona?
As indicações terapêuticas deste medicamento foram definidas conforme dados publicados na literatura homeopática, antroposófica ou anti-homotóxica. Este medicamento não foi submetido a estudos clínicos Para comprovação de eficácia . A aplicação do medicamento anti-homotóxico atende aos princípios da Homotoxicologia. Esta terapêutica considera as enfermidades como a expressão de uma resposta defensiva do organismo contra as toxinas produzidas pelo organismo, ou ingeridas, ou inaladas, ou o resultado de danos tóxicos que o organismo tenta compensar, com a finalidade de restabelecer dentro do possível o equilíbrio biológico. Este novo conceito de tratamento nasceu na terapêutica homeopática a qual está embasada no princípio da similitude, na lei de cura e na patogenia das substâncias medicamentosas descritas nas Matérias Médicas Homeopáticas, bem como, nos conceitos da imunologia. Considerando estes conceitos, o medicamento antihomotóxico, Zeel comp. N auxilia o tratamento nas dores e inflamações das articulações e dos ligamentos.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado às pessoas com alergia à lactose e aos outros componentes da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, ou do cirurgião- dentista. Durante a lactação não use este medicamento sem orientação do seu médico. O que devo saber antes de usar este medicamento?
Zeel comp. N deve ser usado com acompanhamento médico, principalmente em pacientes com histórico de doenças no fígado.
Este medicamento contém lactose.
Se você tem intolerância à lactose suspenda o uso do medicamento e entre em contato com o seu médico. A intolerância à lactose pode provocar problemas gastrintestinais, ou ainda, um efeito laxante. Informe seu médico ou cirurgião-dentista sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve guardar este medicamento, sempre na embalagem original, em local seco e à temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), longe de qualquer tipo de fonte de calor e, ou umidade.
O comprimido de Zeel comp. N é branco, redondo, com superfícies planas, inodoro e de sabor levemente adocicado.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Proteger da luz solar e de fontes de radiação eletromagnética, como por exemplo: forno de micro-ondas, aparelho celular, televisão, etc. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se você poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Como devo usar este medicamento?
Este medicamento é de uso oral. Você deve colocar o comprimido embaixo da língua para ser dissolvido.
Dose recomendada para adultos: 1 comprimido sublingual, 3 vezes ao dia.
Mantenha o frasco sempre fechado após o uso.
Mantenha sempre a dose e a frequência indicadas pelo prescritor. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Caso os sintomas persistam por mais de 2 dias ou se agravem, suspenda o uso do medicamento e entre em contato com o seu médico ou cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de sintomas novos, agravação de sintomas atuais ou retorno de sintomas antigos, pois pode significar uma reação ao medicamento, que pode requerer uma nova orientação do prescritor. O uso inadequado do medicamento pode mascarar ou agravar sintomas. Consulte um clínico regularmente. Ele avaliará corretamente a evolução do tratamento. Siga corretamente suas orientações. Mantenha sempre a dose e a frequência de uso indicadas pelo prescritor ou o modo de usar sugerido nesta bula. Não desaparecendo os sintomas em até 2 dias, consulte um profissional de saúde. No caso de aparecimento de sinais e sintomas de alerta que indiquem gravidade, procure avaliação médica com urgência. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça-se de tomar o medicamento, não duplique a quantidade de medicamento na próxima tomada. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista. Quais os males que este medicamento pode me causar? Este medicamento contém algumas substâncias em baixas dinamizações e, portanto, algumas reações indesejáveis podem ocorrer.
- Em alguns casos, podem aparecer alterações no fígado como: aumento de enzimas (transaminases) e de bilirrubina.
- Em casos individuais, podem ocorrer icterícia e hepatite. Nestes casos, interrompa o tratamento e entre em contato com o seu médico.
- Em casos muito raros, sintomas gastrointestinais, ou reações de pele podem aparecer depois de algum tempo após ter usado o medicamento.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do sistema de atendimento ao consumidor (sac). O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
A conduta nos casos de ingestão acidental e, ou ingestão acima da dose sugerida, ou prescrita, é observar o surgimento de alguma manifestação clínica, tais como: tontura, enjoo, náuseas e dor de cabeça e, caso isto aconteça, suspenda o uso do medicamento e procure o seu médico, ou o farmacêutico.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. Venda sob prescrição médica. Lote, data de validade e data de fabricação: vide frasco e cartucho.
Dizeres legais
Ms: 1.6198.0011.001-8
Farmacêutico responsável: Wilton Adão - CRF-PR n° 30.165
Fabricado por: Biologische Heilmittel Heel GmbH Dr.-Reckeweg-Str. 2-4, 76532 – Baden-Baden, Alemanha.
Importado e distribuído por:
Heel do brasil biomédica ltda. - heel Avenida Santos Dumont, 1100 3º andar
83403-500 – Colombo – PR
Cnpj: 05.994.539/0001-27
Sac: 0800-7709000
www.heel.com.br
Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 11/09/2019.