Compre pelo telefone
(31) 3270-5000
0300 313 1010

A Drogaria Araujo foi a primeira drogaria a oferecer o Teste Rápido para COVID-19, para detecção de anticorpos (IgM/ IgG) para casos de exposição a situações de contágio há mais tempo ou para quem já passou por sintomas da doença e para detecção de antígenos (Ag), que rastreiam a presença do vírus logo nos primeiros dias de infecção.

 

Agora ofertamos também o teste molecular (RT-PCR) para detecção do vírus SARS-CoV2, causador da COVID-19. E para quem tem viagem marcada para o exterior, o teste molecular na Araujo, exigido nas 72 horas antes do embarque, tem o resultado liberado a partir de 12 horas da coleta.

 

RT-PCR ou sorológico? Entenda as diferenças entre os testes para a covid-19

 

Para ajudar você a receber o resultado mais confiável, é preciso saber a hora certa de aplicar e em qual situação.

 

O que é o Teste Rápido RT-PCR (molecular) para COVID-19?

 

É o teste padrão-ouro para detecção do RNA do vírus. Possui 100% de especificidade e >97% sensibilidade, e é realizado com a tecnologia Point of Care com a rapidez e precisão que já conhecem. Pode ser realizado do 1º ao 8º dia de sintomas ou contato com caso confirmado de COVID-19.

 

O que é o Teste Rápido Ag (antígenos) para COVID-19?

 

É o teste que que rastreia a presença de proteínas do vírus (SARS-CoV -2) frente a infecção. Este teste pode ser realizado a partir do 3º dia de provável exposição ou contato com caso confirmado de COVID-19.

 

O que é o Teste Rápido IgM/IgG (anticorpos) para COVID-19?

 

É o teste que rastreia a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, que é feito através da detecção de anticorpos em pessoas que foram expostas. Este teste deve ser realizado pelo menos 10 dias após o aparecimento dos sintomas da COVID-19, ou pelo menos 20 dias após contato com casos confirmados, mas sem apresentar sintomas.

 

O procedimento é simples e com resultado rápido, que permite maior agilidade na tomada de decisões pelo seu médico. Se quiser saber mais sobre os testes, veja o informativo da ANVISA clicando aqui.

 

Como o teste é feito?

 

         Teste RT-PCR (detecção do vírus) As amostras são coletadas por nossos farmacêuticos, através da coleta de secreções, utilizando um cotonete especial (swab), introduzido pela nasofaringe.

 

         Teste Rápido Ag (antígenos) O teste é feito por nossos farmacêuticos, através da coleta de secreções, utilizando um cotonete especial (swab), introduzido pela nasofaringe.

 

         Teste Rápido IgM/IgG (anticorpos) O teste é feito por nossos farmacêuticos, através da coleta de sangue, na ponta do dedo, para detecção dos anticorpos produzidos pelo organismo após contato com o vírus.

 

Os testes são feitos seguindo todas as recomendações de higiene e segurança. Para ambos os testes, será realizada uma pré-consulta para verificar se o cliente se encaixa no perfil adequado para realizar o teste.

 

Qualidade do nosso teste

 

A Araujo selecionou os testes rápidos para COVID-19 que melhor se desenvolveram nos ensaios de proficiência, com menor risco de resultados falso-negativos do mercado. Foram avaliados os testes registrados na Anvisa/Ministério da Saúde e validados pelo INCQS e pela I9MED – Laboratório de Testes Rápidos, sob gestão da Dra. Paula Távora - Diretora Médica.

 

Em quais lojas da Araujo posso fazer o teste?

Somos a única drogaria que emite laudo para o teste rápido, para que você possa apresentar ao seu médico e seguir o tratamento adequado, quando necessário. O Padrão Araujo que você já conhece está no atendimento por farmacêuticos treinados para atendê-lo sempre que precisar, sem hora marcada ou necessidade de agendamento.

 

Todas as áreas internas onde são aplicados os testes rápidos são higienizadas com desinfetante de uso hospitalar a cada atendimento e, nas lojas de atendimento drive thru, por empresa especializada em sanitização de grandes áreas, diariamente.

 

Este procedimento não tem finalidade de diagnóstico e não substitui consulta médica ou realização de outros exames laboratoriais. Em qualquer caso, havendo incompatibilidade entre o resultado do teste e o diagnóstico clínico, a critério de seu médico, deverão ser feitos testes confirmatórios.