Libre | Drogaria Araujo
Insulinas | Drogaria Araujo
Medicamentos Orais | Drogaria Araujo

Dúvidas frequentes

O que é diabetes?
A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue, ocasionando danos em vários órgãos, se não for tratada.
O que causa diabetes?
A principal causa da diabetes é a falta de uma alimentação saudável, principalmente pelo consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e também pela falta de exercícios físicos.
Quais são os fatores de risco?
Hereditariedade;
Obesidade;
Falta de atividade física regular;
Hipertensão;
Níveis altos de colesterol e triglicérides;
Medicamentos como os à base de cortisona;
Idade acima dos 40 anos (para a diabetes tipo 2);
Estresse.
Quais são os primeiros sintomas da diabetes?
Os sintomas da diabetes podem variar de acordo com o tipo da doença, porém, de forma geral, os primeiros sintomas da diabetes são: fome e sede excessiva, vontade constante de urinar e emagrecimento.
Quais são os principais tipos de diabetes?
Pré-diabetes: É quando o nível de açúcar no sangue está alto, porém ainda não está elevado o suficiente para caracterizar diabetes tipo 1 ou tipo 2. Funciona como um sinal de alerta do corpo.

Diabetes tipo 1: É quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A manifestação da doença geralmente ocorre na infância ou adolescência e exige a aplicação de injeções diárias de insulina.

Diabetes tipo 2: É o tipo mais comum da doença e ocorre devido a uma resistência à insulina que surge ao longo da vida, normalmente por causa de uma má alimentação. Essa resistência reduz o efeito da insulina no corpo e faz com que a glicose acabe se acumulando nele. Em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;

Diabetes gestacional: Surge durante a gravidez e, na maioria dos casos, é ocasionada pelo aumento excessivo de peso da mãe.
Quanto de glicose é considerado diabetes?
Igual ou superior a 126 mg/dL. Porém, é necessário realizar novamente o exame para a confirmação do diagnóstico. O médico também poderá solicitar outros exames para a conclusão.
Como saber se tenho diabetes?
Para detectar a doença, deve-se realizar um exame de sangue chamado glicemia de jejum.
O que diabético pode comer?
Uma alimentação saudável e variada. O ideal é que ela seja rica em vegetais, cereais integrais, legumes, verduras, frutas, sementes e castanhas. Além disso, é importante optar por alimentos com menor índice glicêmico. Consulte-se com um nutricionista para uma dieta adequada ao seu corpo.
Qual o melhor adoçante para diabéticos?
Para uma pessoa diabética, os melhores adoçantes são os não calóricos: acessulfame de potássio e estévia, sucralose, sacarina, ciclamato de sódio e aspartame.